© 2018 Betweien, Lda.

  • Facebook Betweien
  • Instagram betweien

Reinventar por Diogo Piçarra 

"Reinventar por Diogo Piçarra" é um projeto de promoção da Língua e Literatura Portuguesas assinado pelo músico português Diogo Piçarra e direcionado para os/as alunos/as do 3.º ciclo de escolaridade e Ensino Secundário, que incluiu a edição, apresentação e adaptação ao teatro de dois livros, da autoria do músico, sobre obras de Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões: "Diogo Piçarra em Pessoa" e "Os Tvgas".

Para além dos livros e peças de teatro, o projeto incluiu, também, composições musicais da autoria de Diogo Piçarra, inspiradas na obra pessoana e camoniana.

Diogo Piçarra 

Diogo Piçarra é cantor, compositor, autor, músico, produtor e, na atualidade, um dos nomes maiores da música portuguesa, uma referência para o público jovem. É português, natural de Faro, mas o mundo é a sua meta. Em 2006, toma, em conjunto com a família, uma decisão que muda para sempre o rumo da sua vida: a aprendizagem de guitarra. Um ano transato, funda, em colaboração com os restantes membros, a banda algarvia “Fora da Boia”, onde dá provas do seu valor não apenas como guitarrista, mas também como compositor e cantor. Escrever letras, compor, cantar, tocar ao vivo, gravar em estúdio e participar em concursos são os desafios que o acompanham no seu crescimento enquanto músico e que solidificam o seu verdadeiro objetivo de vida. Pelo caminho, não tem medo que escrutinem o seu talento. Participa em várias audições de programa de caça-talentos, nomeadamente, na TVI, em 2008, na SIC (programa ‘Ídolos’), em 2009, e na RTP 1 (programa ‘Operação Triunfo’), em 2010, mas sem resultados positivos. Ao longo de quatro anos é membro da banda algarvia, que abandona para terminar a licenciatura no estrangeiro, mais concretamente na República Checa. 

Quando regressa a Portugal, em 2011, avança com o projeto de uma carreira a solo. Investe no mundo cibernauta e das redes sociais, disponibilizando vídeos de versões acústicas de canções conhecidas no seu canal de YouTube. Novas oportunidades foram surgindo e o reconhecimento do público que o acompanha motiva-o a concorrer à 5ª edição do programa “Ídolos” da SIC, em 2012. Após cerca de quatro meses de audições, provas e atuações ao vivo, vence o programa e sagra-se no novo Ídolo de Portugal. Foi premiado com um curso de música, com a duração de seis meses, na London Music School, em Londres, e um contrato discográfico com a editora Universal Music Portugal. Em 2013, findo o curso na London Music School, regressa a Portugal com o diploma de melhor aluno do curso. Nesse mesmo ano, recolhe-se para encetar a composição do seu primeiro álbum, “Espelho”, lançado dois anos depois, em 2015. Na primeira semana, após o lançamento, “Espelho” atinge o número 1 do top nacional de vendas. No ano seguinte, recebe o galardão de “Disco de Ouro” e, em 2017, chega a Platina. 2016, é, também, o ano em que Diogo se estreia na escrita, com o projeto "Diogo Piçarra em Pessoa", onde se reinventa e reinterpreta poemas de Fernando Pessoa. O reconhecimento conquistado no meio artístico português resulta em diversas parcerias musicais de sucesso. "Wall Of Love" dos Karetus e "Entre As Estrelas" de Jimmy P, são dois dos temas em que participa enquanto autor e cantor. Em 2017, lança o segundo álbum, "do=s", que o projeta novamente para a ribalta. Entra diretamente para o número 1 do top nacional de vendas e recebe o galardão de “Disco de Ouro”. Os primeiros singles deste álbum batem recordes pessoais de visualizações no YouTube. “Dialeto” recebe o galardão de “Single de Platina” e “História” o galardão de “Single de Ouro”. “do=s” torna-se na maior tour de Diogo Piçarra até à data, com mais de 70 concertos só em 2017, que culminou em dois concertos completamente esgotados nos míticos Coliseus do Porto e Lisboa. Neste mesmo ano, acontecem também os primeiros concertos fora de Portugal: Paris, Zurique, São Paulo e Macau. Os laços além-fronteiras começam a ser fortalecidos, e a primeira parceria é revelada. Diogo Piçarra participa na música “Trevo” da dupla brasileira Anavitória, que rapidamente atinge milhões de visualizações no YouTube.

Em 2018, Diogo Piçarra regressa aos livros com o projeto “Os Tvgas”.

Betweien, Lda.

A Betweien é uma empresa especializada na conceção, desenvolvimento, implementação e implantação de projetos e conteúdos educativos. Com estatuto de Spinoff da Universidade do Minho, tem centrado a sua atividade em áreas tão distintas e transversais como são a Educação Empreendedora, a Educação para a Igualdade de Género, o Bullying Escolar, a Violência no Namoro, a Educação Ambiental e Educação e promoção de hábitos de vida e Alimentação saudáveis.

O projeto pedagógico “Reinventar por Diogo Piçarra” é o resultado de várias experiências de implementação de projetos e participação em ações de promoção da Língua e Literatura portuguesas, nas quais as obras de Fernando Pessoa e de Luís de Camões assumem um papel central.

logobtw_branco.png